Hoje venho com a segunda postagem sobre a linguagem de programação JAVA. Veja a nossa primeira postagem, onde fazemos uma breve introdução ao assunto.
Como citei na postagem anterior, devemos estudar primeiro, lógica de programação, para entendermos qualquer linguagem de programação. Caso você não tenha nenhuma noção de lógica de programação, não recomendo continuar a leitura. Busque primeiro livros como Lógica de Programação do André Luiz Villar Forbellone e Henri Frederico Eberspacher.
Iniciando o nosso primeiro programa em JAVA, gostaria de falar sobre algumas sintaxes. A maioria dos programas que utilizam esta linguagem, iniciam com um cabeçalho assim:
public class PrimeiroPrograma {
public static void main(String args[]) {
Como nossa classe pública se chama “PrimeiroPrograma”, devemos utilizar o mesmo nome da classe para o arquivo “.java”. Então o nome do arquivo do nosso primeiro programa ficará assim “PrimeiroPrograma.java”. Em Java, é sempre necessário que o nome do arquivo “.java” e classe pública, estejam com o mesmo nome, respeitando também as letras maiúsculas e minúsculas.
Você poderá escrever o seu primeiro programa utilizando o Notepad do Windows ou Notepad++. Recomendo que utilize para inicio o Notepad++, pois além de ser um editor simples de usar como o Notepad, pode te ajudar bastante na indentação do programa. Depois que estiver dominando a linguagem em um nível de conhecimento mais avançado, você poderá utilizar também ambientes de desenvolvimento integrado (IDE – Integrated Development Enviroment), dispondo de diversas ferramentas que oferece um suporte necessário para o desenvolvimento dos programas, tanto na linguagem java, como outras também. Dentre as IDE’s mais conhecidas estão NetBeans e Eclipse.
No nosso primeiro programa vamos escrever na tela a seguinte frase “Bem vindo ao mundo JAVA”. Para escrever qualquer texto na tela, faremos assim:
System.out.println(“Bem vindo ao Mundo Java”);
Lembre-se de terminar com “;“, para não ter problemas futuros na hora da compilar o programa. Então o nosso programa deverá ficar assim:
public class PrimeiroPrograma{
public static void main(String args[]){
System.out.println(“Bem vindo ao Mundo Java”);
}
}
Lembrando sempre de abrir e fechar as classes com chaves. Veremos mais a frente, no post onde falarei sobre repetições, que em alguns casos, não somos obrigados a utilizar as chaves.
Agora com o nosso programa pronto, vamos fazer a compilação utilizando a ferramenta SDK com o comando javac. O comando javac gera um bytecode fazendo com que o arquivo “.class” seja gerado. Para isso precisamos do Java instalado na máquina. Caso não tenha o instalado ainda, segue uma vídeo aula, explicando como se faz a instalação no Windows:
Depois de tudo instalado, vamos abri o prompt do DOS e digitar o seguinte comando:
>javac PrimeiroPrograma.java
Caso nenhum erro apareça na tela, significa que o “.class” foi gerado com sucesso na mesma pasta que o “.java” se encontra. Para executar o programa vamos digitar da seguinte forma:
>java PrimeiroPrograma
Observe que não precisamos utilizar a extensão “.class” no comando.
Pronto agora seu programa mostrará a frase na tela. Até a próxima postagem aqui no Webpovoa TI.
Fonte: Luiz Paulo Maia (Slides) – https://www.training.com.br/
Thiago Póvoa
Aprofunde ainda mais seu conhecimento em MikroTik com nosso eBook. Descubra informações valiosas, aprenda técnicas avançadas e domine o MikroTik RouterOS como um verdadeiro profissional de TI.
Nosso eBook aborda desde os conceitos básicos, como configuração inicial e gerenciamento de rede, até tópicos avançados, como configuração de VPN, segurança e monitoramento.
Adquira agora nosso eBook e dê o próximo passo em sua jornada de aprendizado. Aproveite esta oportunidade para investir em seu crescimento profissional e alcançar novos patamares de sucesso.