Web Póvoa

Resolução de nomes NetBIOS e LLMNR em redes Windows Server 2008

Microsoft-Announced-Windows-Storage-Server-2008-R2-Essentials-2-300x300Decorar um endereço IPv4, que é composto por 32 bits, pode até não ser difícil, mas um IPv6, que é composto por 128 bits, é bem mais complicado. Com a resolução de nomes não precisamos ficar decorando endereços IP.  Um endereço, como webpovoa.com, quando requisitado ao servidor DNS, é resolvido pelo mesmo com o endereço IP do servidor destino. Por este motivo, o servidor que faz a resolução de nomes é muito importante para uma infraestrutura, sendo necessário o máximo de disponibilidade possível.

Em redes Windows Server 2008 R2 temos três sistemas de resolução de nomes: DNS, Link Local Multicast Name Resolution (LLMNR) e NetBIOS. O método utilizado para resolver nomes na internet é o DNS. Ele é o mais importante dos três, pois é o que dará suporte ao Active Directory Domain Services.

Link Local Multicast Name Resolution (LLMNR)

Usado para resolução de nomes de computadores na sub-rede local, o LLMNR vem habilitado por padrão no Windows Server 2008 R2 e Windows 7. A principal vantagem do protocolo LLMNR é que o mesmo não necessita de configuração, ou seja, é o único protocolo de resolução de nomes que funciona sem precisar de nenhuma configuração.

As outras vantagens são as seguintes:

Apesar de todas as vantagens apresentadas, o LLMNR apresenta algumas desvantagens:

Além da resolução de nomes para computadores, o LLMNR tem mais duas funções:

O Network Discovery (Descoberta de Rede) tem que estar habilitado em Advanced Sharing Settings (Configurações de Compartilhamento Avançadas), que pode ser acessado no Network and Sharing Center.

NetBIOS ou NetBIOS-sobre-TCP/IP (NetBT ou NBT)

Habilitado por padrão em todos os sistemas operacionais Windows, o NetBIOS é compatível com versões anteriores ao Windows Vista. Ele também é usado para resolução de nomes quando o DNS não está disponível. Em versões recentes como Windows Vista, Windows 7, Windows Server 2008 e o Windows Server 2008 R2, o NetBIOS só é usado quando o DNS não está configurado e o LLMNR está desabilitado ou indisponível.

Os três métodos de resolução de nomes NetBIOS são:

Tipos de nó NetBIOS

Os nomes NetBIOS podem ser resolvidos em endereços IP, através de um dos tipos de nó que está configurado para o computador.

Vantagens do NetBIOS

Desvantagens do NetBIOS

Falaremos sobre o DNS em outro post aqui no Webpovoa. Nossa intenção é trazer de forma mais resumida, o que é explicado na nossa referência que é o livro “Kit de Treinamento MCTS – Exame 70-642 – Configuração do Windows Server 2008”.

Sair da versão mobile