Como Fazer Backup no Mikrotik RouterOS Sem Dificuldades!

Quando você trabalha em uma rede com várias configurações no seu Mikrotik, é preciso criar uma rotina de backup para que, caso algo de errado aconteça na rede, você não perca todas as informações e tenha que configurar tudo novamente.

O backup do seu roteador é uma das maiores seguranças que você pode oferecer a sua rede. Com o backup em mãos, caso sua rede fique indisponível por conta de algum problema, você pode subir outra RB com as mesmas informações e colocar a rede disponível novamente.

Além disso, com o backup você não vai precisar configurar TUDO DE NOVO. Tudo isso pode levar tempo e deixar sua rede indisponível, até que tudo seja configurado novamente.

Já entendeu a importância do backup? Agora vamos aprender como realizar o backup no Mikrotik RouterOS sem dificuldades. Caso você não tenha uma RB em casa ou na sua empresa, e mesmo assim queira aprender, recomendo você instalar o RouterOS em uma máquina virtual.

Leia Mais: Instalando o RouterOS da Mikrotik em uma máquina virtual (VirtualBox)

O backup do MikroTik RouterOS é um arquivo binário, que pode ser armazenado no roteador ou baixado do roteador usando FTP. O arquivo de backup fica armazenado na pasta Files.

A restauração da configuração pode ser usada a partir de um arquivo de backup. Este arquivo é um script com toda a configuração do roteador.

Backup pela linha de comando

Para fazer o backup pela linha de comando usamos o comando “export”. Podemos acessar o Mikrotik RouterOS pela linha de comando, através do SSH, Telnet, Mactelnet ou até mesmo clicando em New terminal no Winbox. Após abrir o terminal digite o comando e pressione enter.

Após executar o comando export na linha de comando, o RouterOS retornará uma serie de configurações que você pode copiar e colar na restauração do backup em outro terminal RouterBoard.

Caso você queira enviar o resultado do comando para algum arquivo via export, basta utilizar o seguinte comando: “export file=backup” e o arquivo de backup será salvo no item Files do menu.

Para exportar o backup via linha de comando, a partir de Linux, basta utilizar o seguinte comando: “scp admin@ip_mikrotik:/backup.rsc diretorio-backup/”. Para este comando ser utilizado no Windows, será necessário um programa de terceiros que simulem um terminal Linux, como por exemplo, MobaXterm.

Backup através do Winbox

Realizar o backup através da linha de comando é muito fácil, pelo winbox (interface gráfica) é mais fácil ainda! Para efetuar o backup basta ir em Files e clicar no botão “Backup”.

Quando clicar em backup vai abrir uma janelinha para inserir o nome do arquivo e também temos a opção de colocar uma senha, porém o backup só será restaurado informando a senha que foi configurada no arquivo.

Não recomendo muito o uso de senhas nos arquivos, pois o esquecimento da mesma pode fazer você perder o arquivo e ficar sem backup.

Você também pode marcar a opção “Don’t Encrypt”, caso não queira criptografar o arquivo.

Depois de realizar o backup, será gerado um arquivo em Files e você poderá fazer o Download para sua máquina clicando com o botão direito do mouse.

Restaurando o backup

Para restaurar o backup, basta selecionar o arquivo e clicar em “Restore” na janela File List. Se o arquivo estiver no seu computador, clique no botão Upload ou arraste o arquivo para janela do File List no Winbox.

Se o arquivo de backup tiver uma senha, informe-a no campo Password. Caso contrário, clique direto em Restore e o roteador será reiniciado.

Podemos restaurar o arquivo de backup através da linha de comando carregando o arquivo durante a reinicialização do roteador. Com isso, basta apenas executar o comando ‘system backup load name=backup’.

Pronto, agora você já sabe como realizar o backup no RouterOS sem dificuldades. Lembre-se de sempre guardar os arquivos de backup em outro dispositivo que não seja o roteador. Guarde o backup em lugar seguro.

Além disso, é importante que seja feita uma rotina de backup. Caso aconteça algum problema, você poderá recuperar o arquivo mais recente.

Vimos que fazer backup e realizar o Restore é muito simples, então planeje agora uma rotina e não tenha dores de cabeça no futuro!

Thiago C. Póvoa

Avatar

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação. Busca, através do blog, colaborar com profissionais da área, compartilhando conhecimento. Iniciou sua carreira em um provedor de internet, especialista em serviços de telecomunicações, onde obteve bastante experiência em Administração de Redes.