Entendendo as principais camadas do modelo OSI de forma simples e rápida

O entendimento sobre cada camada do modelo OSI é o básico que todo profissional que trabalha com administração de redes deve conhecer. O assunto pode parecer muito teórico, porém é muito importante, estando presente em muitas certificações, assim como no dia a dia do profissional de TI. Através desse artigo entenderemos o funcionamento de cada camada de forma simples e rápida.

O artigo tem como referência o livro “Kit de Treinamento MCTS – Exame 70-642 – Configuração do Windows Server 2008”.

Como ilustrado na imagem 1, o modelo OSI é composto por 7 camadas:

osi2

Imagem 01 – Camadas do modelo OSI

Camada 7 – Aplicação

Vamos começar pela camada 7 ou camada de aplicação. Nesta camada, os serviços são padronizados e oferecidos para algum usuário ou aplicação. Um exemplo seria um serviço de e-mail composto de protocolos como POP3, SMTP, IMAP4. Além disso, temos como exemplos, protocolos nativos do TCP/IP tais como HTTP, Telnet, FTP, TFTP, SNMP, DNS e NNTP.

Camada 4 – Transporte

A camada de transporte ou camada 4, define um método de envio e de recepção de dados. Dentro do conjunto TCP/IP, a camada é composta de dois protocolos, que são o TCP e UDP.

TCP

  • A comunicação TCP é confiável e bidirecional.
  • Os bytes são agrupados em segmentos, numerados e entregues em sequência, para o destino.
  • Cada segmento enviado e recebido é confirmado pelo destinatário.
  • Caso o remetente não receba a confirmação do destinatário, o mesmo enviará o segmento novamente.
  • Diferentes aplicações e programas podem utilizar serviços TCP em um único host.

O protocolo envia os dados à aplicação designada, de acordo com o número da porta TCP. Cada serviço usa uma porta TCP de número associado, identificando a transmissão recebida.

UDP

  • O UDP permite um transporte mais rápido dos datagramas.
  • Diferente do TCP, que entrega de forma confiável, o UDP não faz confirmações, garantias de entrega e verificação de sequência.
  • O UDP é um serviço sem conexão, ou seja, o protocolo faz a entrega pelo melhor esforço possível, sem nenhuma garantia de entrega.
  • Para aplicações ou programas que precisam de um envio confiável, o recomendado é a utilização do protocolo de transporte TCP. Já o UDP pode ser utilizado para entregas rápidas e sem garantias, como por exemplo, um serviço de VOIP (Voz sobre IP).

Camada 3 – Rede

A camada 3 ou camada de rede trata de um esquema de endereçamento global que permite a comunicação com dispositivos em redes remotas. O principal protocolo da camada 3 é o IP (Internet Protocol) e o roteador, o principal equipamento.

O roteador é responsável por ler o endereço destinatário escrito em um pacote e enviar para um caminho de rede apropriado, passando o pacote adiante, até o seu destino. Após o roteador identificar o destino do pacote, ele verifica o endereço, caso esse endereço seja de rede local ou difusão local (Broadcast) o roteador descarta o pacote.

Existem duas versões para o protocolo IP, o IPv4 e o IPv6. O IPv4 é formado com endereços de 32 bits. Devido ao esgotamento de endereços, surgiu o IPv6 que é formado de 128 bits. As duas versões são utilizadas atualmente na internet, porém o IPv6, em alguns casos, depende de um protocolo de encapsulamento. A diferença entre eles será detalhada em outro artigo do Webpovoa.

Camada 2 – Enlace de dados

A camada 2 ou camada de enlace de dados descreve a comunicação padrão realizada em dispositivos localizados em um mesmo segmento de rede. As interfaces de rede utilizam um endereço fixo de hardware (endereços MAC) para se comunicar com interfaces próximas. A camada de enlace de dados também especifica alguns requisitos físicos para sinais, interfaces, cabos, hubs, switches, pontos de acesso, entre outros. Esses equipamentos são responsáveis por fazem a comunicação direta entre dispositivos próximos.

Agora que você conhece as camadas. Conheça um método Para nunca mais esquecer as camadas do modelo OSI e TCP/IP, muito útil para não errar na prova de certificação.