Noções básicas de JAVA – Introdução

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

JavaLogoEssa é a primeira da série de outras postagens sobre a linguagem Java, no Webpovoa. Estando interessado em aprender alguma linguagem de programação especifica, recomendamos, primeiramente, que busque conhecimentos em arquitetura de sistemas operacionais e algoritmos. Desta forma, você encontrará menos dificuldades no aprendizado da tal linguagem e entenderá melhor o funcionamento dos programas nos sistemas operacionais.
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos.

Objetos? Como assim? Isso nós falaremos com mais detalhes e assim entenderá melhor futuramente em outro post do Webpovoa.
Existem dois tipos de linguagem, as compiladas e interpretadas. Java é uma linguagem compilada, onde precisamos da máquina virtual JVM – (Java Virtual Machine), para a linguagem ser interpretada após a sua compilação para um “bytecode”.  A JVM interpreta e carrega os programas Java, onde os bytecodes são convertidos em códigos executáveis.

java

Fonte da imagem: Luiz Paulo Maia

A linguagem trás a portabilidade de ser executado em qualquer dispositivo que tem um interpretador Java, proporciona facilidade ao programador, no sentido de não precisar ficar se preocupando com ponteiros e gerenciamento da memória primária (RAM). Além disto, é uma linguagem de alto desempenho, oferecendo suporte a multithreading, compilação just-in-time e utilização de código nativo.

Ambiente de Programação

Java JDK é um kit de desenvolvimento que possui um conjunto de aplicativos com funções de realizar a compilação, execução, entre outros utilitários para o desenvolvimento de uma aplicação Java. Este ambiente pode ser baixado gratuitamente a partir do site da Oracle.

Alguns dos comandos disponíveis no JDK:

– javac ( compilador )
– java ( interpretador )
– appletviewer ( visualizador de applets )
– javadoc ( gerador de documentação )
– jar ( programa de compactação )

Fique sabendo mais sobre o ambiente JDK através da referencia: http://www.cin.ufpe.br/~phmb/ip/MaterialDeEnsino/IntroducaoAoJDK/IntroducaoAoJDK.htm
No próximo post iremos aprender a fazer o nosso primeiro programa em Java.
Fonte: Luiz Paulo Maia (Slides) – http://www.training.com.br/

Thiago Póvoa

Thiago C. Póvoa

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação. Busca, através do blog, colaborar com profissionais da área, compartilhando conhecimento. Iniciou sua carreira em um provedor de internet, especialista em serviços de telecomunicações, onde obteve bastante experiência em Administração de Redes.