Para nunca mais esquecer as camadas do modelo OSI e TCP/IP

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

1357762_91568428-300x232

É muito provável que você já deva ter visto este assunto várias vezes e esquecido dele. As camadas do modelo OSI e TCP/IP são importantes para exames de certificações, tais como o 70-642 da Microsoft, CCNA da Cisco, entre outras. Vamos usar algumas técnicas aqui de “decoreba” para você nunca mais esquecer, mas antes darei uma breve introdução sobre o assunto.

O que são as camadas de rede?

De acordo com o livro “Kit de Treinamento MCTS – Exame 70-642 – Configuração do Windows Server 2008”:

“As camadas de rede são passos funcionais na comunicação, realizadas por programas chamados protocolos.”

Os protocolos são responsáveis por executar a função de cada camada. É como se fosse uma fábrica onde os funcionários, que executam as tarefas, são os protocolos e os processos de produção de um determinado produto são as camadas. No final de todo o processo, realizado por todas as camadas, temos dados encapsulados (empacotados) chamados pacote. Esses pacotes são criados para que seja realizada a comunicação entre computadores na rede.

A comunicação realizada pelos computadores é bidirecional, ou seja, o computador origem envia o pacote construído e o computador destino lê os dados desconstruindo o mesmo. Cada camada e protocolo específico devem ser capazes de realizar sua função em ambas as direções.

Open Systems Interconnect (OSI)

O modelo OSI é formado por sete camadas. Apesar do protocolo nunca ter sido aceito, na prática, os nomes e especialmente os números das camadas do modelo sobrevivem até hoje.

Para nunca mais esquecer as sete camadas, decore as palavras A ASTREF:

osi

Essa palavra não existe, mas ela sempre me ajudou e pode te ajudar a se lembrar das sete camadas desse modelo na hora da prova. Para lembrar os números das camadas, fique atento: elas são contadas que nem cordas de violão, de baixo pra cima.

osi2

Modelo TCP/IP

No modelo TCP/IP é mais fácil lembrar, não só porque temos menos camadas que OSI, mas também, pela palavra ser conhecida. RITA vai ser a palavra que vai te fazer lembrar as 4 camadas do TCP/IP na hora da prova.

tcp22

 

Apesar do modelo TCP/IP ser baseado no OSI, não tem jeito, você tem que saber os números das camadas, pois não são na ordem como o modelo OSI.

tcpip

Conclusão

Espero ter ajudado, achei importante deixar esta dica aqui no Webpovoa. Lembre-se que não é só decorar as palavras, você tem que estudar e se aprofundar neste assunto, pois ele poderá te beneficiar tanto para provas de certificação quanto para as de concursos públicos. Este assunto também é cobrado em provas de concurso e, muitas vezes, até pelos os que não são relacionados à área de Tecnologia de Informação. Além do que, vale muito para entendimento básico de uma rede.

Thiago C. Póvoa

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação. Busca, através do blog, colaborar com profissionais da área, compartilhando conhecimento. Iniciou sua carreira em um provedor de internet, especialista em serviços de telecomunicações, onde obteve bastante experiência em Administração de Redes.

  • Singelo Dux

    Ajudou muito, eu sempre fazia confusao na hora de mencionar a ordem correcta do modelo OSI
    Obrigado

    • Thiago C. Póvoa

      Opa! Que bom! Fico feliz que tenha ajudado! Forte Abraço!

    • Thiago Póvoa

      Opa! Que bom! Fico feliz que tenha ajudado! Forte Abraço!