A importância e o funcionamento do MAC Telnet no Mikrotik RouterOS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os roteadores da Mikrotik não vêm com IP padrão para acesso. Os administradores da rede precisam acessar o RouterBoard através do MAC Address. Podemos acessar o RouterBoard usando o Wibox com o roteador diretamente conectado a um computador, como também, podemos acessar via Mac Telnet.

O Mac Telnet é usado para fornecer acesso a um roteador que não tem nenhum conjunto de endereço IP. Quando a rede é composta de roteadores da Mikrotik, podemos conectar e configurar um novo roteador na rede através do Mac Telnet.

Além do Modo Seguro, o Mac Telnet também é uma ótima opção para recuperação do acesso a um roteador remoto. Em alguns casos é possível recuperar o roteador, acessando via Mac Telnet. No caso de problemas com endereçamento IP, por exemplo, o Mac Telnet ajuda em uma possível recuperação do acesso. Ou seja, caso o roteador esteja disponível, porém com problemas de conectividade, por conta do endereçamento IP, é possível acessa-lo através de outro roteador que esteja diretamente conectado utilizando o Mac Telnet para realizar novas configurações de retorno do acesso via IP.

Com o Mac Telnet também é possível acessar um novo roteador remotamente e realizar as configurações durante sua implementação. Normalmente, o administrador conecta a nova RB (RouterBoard) a roteador já existente na rede, no qual acessa via Mac Telnet e realiza todas as configurações remotamente.

Mac Telnet na linha de comando

O Mac Telnet no RouterOS Mikrotik é nativo do pacote System e funciona em qualquer hardware. Você pode utilizar o Mac Telnet a partir da licença Nível 1, utilizando os seguintes comandos:

01

Todas as interfaces, por padrão, permitem o serviço Mac Telnet. Porém, caso você queira desabilitar o serviço de alguma interface especifica é possível utilizando os seguintes comandos:

02

Você pode encontrar interfaces na rede local que suportam o protocolo Mac Telnet, utilizando o seguinte comando: /tool mac-scan

03

Depois de encontrar o endereço Mac da interface, você para acessar o roteador com seguinte comando: /tool mac-telnet (MAC Address)

04

Mac Telnet no Winbox

Para acessar o Mac Telnet usando o Winbox é muito fácil. O Winbox segue a mesma hierarquia da linha de comando. Para acessar o serviço, bastar ir no menu Tools e depois Telnet:

06

Você pode digitar o MAC Address ou pode procurar o roteador clicando na setinha. Ao clicar na seta ele vai procurar todos os roteadores com Mac Telnet disponível para acesso no momento:

07

Depois que encontrar o roteador na lista, basta clicar e acessar. Caso você não encontre o roteador, verifique se o mesmo encontra-se com Mac Telnet habilitado na interface, ou certifique-se que não há problemas de cabeamento e que o roteador realmente encontra-se diretamente conectado.

Não deixe de enviar suas dúvidas nos comentários abaixo. Terei o prazer em responder e ajudar.

Thiago C. Póvoa

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação. Busca, através do blog, colaborar com profissionais da área, compartilhando conhecimento. Iniciou sua carreira em um provedor de internet, especialista em serviços de telecomunicações, onde obteve bastante experiência em Administração de Redes.