Noções básicas de JAVA – Criando o primeiro programa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

108333049978635

Hoje venho com a segunda postagem sobre a linguagem de programação JAVA. Veja a nossa primeira postagem, onde fazemos uma breve introdução ao assunto.

Como citei na postagem anterior, devemos estudar primeiro, lógica de programação, para entendermos qualquer linguagem de programação. Caso você não tenha nenhuma noção de lógica de programação, não recomendo continuar a leitura. Busque primeiro livros como Lógica de Programação do André Luiz Villar Forbellone e Henri Frederico Eberspacher.

Iniciando o nosso primeiro programa em JAVA, gostaria de falar sobre algumas sintaxes. A maioria dos programas que utilizam esta linguagem, iniciam com um cabeçalho assim:

public class PrimeiroPrograma {

  public static void main(String args[]) {

Como nossa classe pública se chama “PrimeiroPrograma”, devemos utilizar o mesmo nome da classe para o arquivo “.java”. Então o nome do arquivo do nosso primeiro programa ficará assim “PrimeiroPrograma.java”. Em Java, é sempre necessário que o nome do arquivo “.java” e classe pública, estejam com o mesmo nome, respeitando também as letras maiúsculas e minúsculas.

Você poderá escrever o seu primeiro programa utilizando o Notepad do Windows ou Notepad++. Recomendo que utilize para inicio o Notepad++, pois além de ser um editor simples de usar como o Notepad, pode te ajudar bastante na indentação do programa. Depois que estiver dominando a linguagem em um nível de conhecimento mais avançado, você poderá utilizar também ambientes de desenvolvimento integrado (IDE – Integrated Development Enviroment), dispondo de diversas ferramentas que oferece um suporte necessário para o desenvolvimento dos programas, tanto na linguagem java, como outras também. Dentre as IDE’s mais conhecidas estão NetBeans e Eclipse.

No nosso primeiro programa vamos escrever na tela a seguinte frase “Bem vindo ao mundo JAVA”. Para escrever qualquer texto na tela, faremos assim:

System.out.println(“Bem vindo ao Mundo Java”);

Lembre-se de terminar com “;“, para não ter problemas futuros na hora da compilar o programa. Então o nosso programa deverá ficar assim:

public class PrimeiroPrograma{

                        public static void main(String args[]){

                                   System.out.println(“Bem vindo ao Mundo Java”);

                        }

}

Lembrando sempre de abrir e fechar as classes com chaves. Veremos mais a frente, no post onde falarei sobre repetições, que em alguns casos, não somos obrigados a utilizar as chaves.

Agora com o nosso programa pronto, vamos fazer a compilação utilizando a ferramenta SDK com o comando javac. O comando javac gera um bytecode fazendo com que o arquivo “.class” seja gerado. Para isso precisamos do Java instalado na máquina. Caso não tenha o instalado ainda, segue uma vídeo aula, explicando como se faz a instalação no Windows:

Depois de tudo instalado, vamos abri o prompt do DOS e digitar o seguinte comando:

>javac PrimeiroPrograma.java

Caso nenhum erro apareça na tela, significa que o “.class” foi gerado com sucesso na mesma pasta que o “.java” se encontra. Para executar o programa vamos digitar da seguinte forma:

>java PrimeiroPrograma

Observe que não precisamos utilizar a extensão “.class” no comando.

Pronto agora seu programa mostrará a frase na tela. Até a próxima postagem aqui no Webpovoa TI.

Fonte: Luiz Paulo Maia (Slides) – http://www.training.com.br/

Thiago Póvoa

Thiago C. Póvoa

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação. Busca, através do blog, colaborar com profissionais da área, compartilhando conhecimento. Iniciou sua carreira em um provedor de internet, especialista em serviços de telecomunicações, onde obteve bastante experiência em Administração de Redes.