Erros No Atendimento Que Fazem Sua Empresa Perder Clientes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O atendimento não pode ser um diferencial! Um bom atendimento é algo obrigatório no mercado, mas poucas empresas no Brasil seguem essa regra. Uma matéria na Exame informa que, no ano de 2015, as empresas brasileiras perderam cerca de 217 bilhões de dólares devido a clientes que migraram para a concorrência insatisfeitos com os serviços prestados.

Exatamente isso que ocorre quando sua empresa tem um péssimo atendimento! Acaba perdendo clientes! O suporte de uma empresa de TI tem que observar os erros, pois com o tempo, a quantidade de chamados abertos viram uma bola de neve e sua equipe não consegue mais dar conta.

Uma empresa pequena, normalmente, consegue oferecer um atendimento melhor, pois a quantidade de requisições ao suporte é muito menor do que uma empresa de grande porte. Além disso, as empresas grandes costumam contratar pessoas despreparadas para realizar o atendimento imediato, utilizam scripts de atendimento, que nem os próprios atendentes sabem o que estão falando. Isso porque é muito mais econômico para as empresas contratar pessoas despreparadas do que vários profissionais de nível pleno ou sênior.

A qualidade do atendimento depende muito da qualidade do serviço!

Se sua empresa não prestar um serviço de qualidade, consequentemente, o suporte terá mais requisições, filas de espera, chamados abertos e diversos problemas. A demanda será muito maior e sua equipe ficará sobrecarregada.

Às vezes o problema não está somente na qualidade do atendimento, e sim nos serviços prestados. Quando o suporte tem muita requisição, não consegue atender os clientes, não encontra soluções para os problemas ocorridos e ultrapassa o SLA contratual, consequentemente, você já está cometendo um péssimo atendimento, ocasionado pela atual qualidade dos serviços da sua empresa.

Devemos ficar atentos, não somente para o atendimento requisitado, mas sim como podemos prestar o melhor serviço para o cliente, monitorando e procurando feedbacks. Um suporte proativo é muito importante, pois evita futuros problemas. Com isso, podemos entrar em contato com o cliente, realizar manutenções preventivas, antes mesmo de o problema ocorrer. Realizar o monitoramento constante dos serviços e proporcionar melhorias continuas, facilitará bastante um melhor atendimento.

Thiago C. Póvoa

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação. Busca, através do blog, colaborar com profissionais da área, compartilhando conhecimento. Iniciou sua carreira em um provedor de internet, especialista em serviços de telecomunicações, onde obteve bastante experiência em Administração de Redes.